Nosso blog tem o objetivo de auxiliar os professores que queiram relacionar Empreendedorismo, Inovação e Língua Portuguesa, mas antes de iniciarmos, faz-se necessário refletir sobre como acontece o aprendizado.
Quando fiz o Curso Normal (1987-1989), os professores sempre falavam que era preciso valorizar todo o conhecimento que a criança havia adquirido antes de chegar no ambiente escolar, o chamado "conhecimento de mundo". Mas... o que é isso?
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), trata-se dos
"conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas. [...] Os gestos, movimentos corporais, sons produzidos, expressões faciais, as brincadeiras e toda forma de expressão, representação e comunicação devem ser consideradas como fonte de conhecimento para o professor sobre o que a criança já sabe."
As crianças chegam na escola por volta dos 4-6 anos (algumas antes), mas desde o nascimento interagem com mundo ao seu redor. Então, analisando o conceito de sala de aula invertida , percebi que, de certa forma, já fazíamos algo parecido, não é mesmo?
Como este blog tem a intenção de auxiliar a aplicabilidade da sala de aula invertida, dê uma olhada no Plano de Aula e também em Sugestões de Aulas para que você, professor(a), possa propiciar a seus alunos o paradigma maior da Educação, que é APRENDER A APRENDER.
Passeie comigo pelo blog, descubra como funciona e inove em suas aulas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário